Maximus Odontologia | 28 de junho de 2019

Saúde bucal na terceira idade: nunca é tarde para conquistar o sorriso perfeito

saúde bucal na terceira idade

Como manter uma boa saúde bucal na terceira idade?

O tempo passa, mas o cuidado com a saúde bucal deve permanecer por toda a vida. Especialistas afirmam que os dentes podem, sim, durar a vida toda, mas para isso é preciso manter os cuidados com a higiene bucal.

O segredo para um sorriso saudável na terceira idade é praticar uma boa higiene bucal, com escovação e fio dental diariamente e com a redução do consumo do açúcar. É importante continuar visitando seu dentista regularmente, como quando você era criança, pois certas coisas nunca mudam!

Quais os principais cuidados para o sorriso na melhor idade?

O cuidado mais básico é sempre o mais negligenciado, por isso lembre-se de escovar os dentes com a devida dedicação e cuidado necessário para que sua boca permaneça protegida de possíveis problemas. O uso do fio dental e do enxaguante bucal também é indispensável, mesmo se você usar a prótese removível, não abra mão desses cuidados.

Falando em próteses, muitas pessoas ainda têm dúvida de como higienizá-las, um processo muito simples, mas indispensável. Você deve enxaguar e escovar sua prótese para remover todos os resíduos alimentares. Para garantir um hálito fresco, finalize escovando também a língua e o céu da boca com seu creme dental.

Sentir a boca seca, quando se está na terceira idade, também é muito normal. O problema pode ser causado por medicamentos ou distúrbios na saúde bucal, por isso é muito importante manter-se hidratado e realizar as visitas recorrentes ao dentista.

Quais os problemas mais comuns nessa etapa da vida?

saúde bucal na terceira idade
Cáries e sensibilidade dental são problemas comuns. Fale com seu dentista!

 Mesmo quem escova e usa fio dental regularmente pode ter alguns problemas específicos com os dentes. Se você usa dentadura, toma remédios ou tem problemas de saúde no geral, saiba que seu dentista pode te ajudar a encarar estes desafios com conforto e saúde.

As cáries e os problemas com a raiz, como a sensibilidade dos dentes, também ocorrem com frequência. Com o passar do tempo, é normal que a retração gengival comece a aparecer, ela expõe áreas do dente que não estão protegidas pelo esmalte dental e deixam o local extremamente sensível. Se isso estiver acontecendo, tente usar um creme dental apropriado, e caso o problema persistir, consulte o dentista, pois pode indicar a existência de algo mais sério.

A gengivite também é um problema que pode afeta pessoas de todas as idades, mas para quem tem mais de 40 anos, os casos são mais complicados. As doenças gengivais são reversíveis em seus primeiros estágios, por isso é importante diagnosticá-las o mais cedo possível. As consultas periódicas garantem um diagnóstico mais completo e a possibilidade de um tratamento eficiente.

saúde bucal na terceira idade
Para higienizar as próteses, enxágue e escove para remover todos os resíduos.

Existem problemas bucais que são bem comuns nessa fase da vida e que, apesar de todo o cuidado com sua saúde, você precisa conhecê-los. Quando você aprende a identificar suas condições bucais, o seu comportamento é condicionado pela percepção e pela importância dada a ela. Assim, fica mais fácil buscar ajuda.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *