Fabiana | 17 de junho de 2021

Como identificar os sintomas de bruxismo? 

Se você acorda com os músculos da sua mandíbula doloridos ou com dor de cabeça, pode estar sofrendo de bruxismo.

Os sinais do bruxismo aparecem em pacientes de todas as idades, especialmente naqueles que sofrem de sintomas como estresse, ansiedade, raiva ou tensão, que são classificados como motivadores diretos do distúrbio. 

O que é bruxismo?

O bruxismo dentário é uma desordem ou “doença” que atinge cerca de 15% da população e afeta tanto crianças como adultos. Muitos médicos e dentistas podem desconhecer a causa, mas o bruxismo pode ocorrer devido ao estresse psicológico experimentado pelas pessoas no dia-a-dia. O estresse pode ter sua origem em fatores internos e externos.

 Os fatores internos podem ser os alimentos que você consome, seu nível de preparo físico, sua estabilidade emocional, estado de saúde geral, nível de bem-estar e o número de horas que você dorme todas as noites.

Os fatores externos relacionados com o estresse psicológico têm a ver com o ambiente em que você vive, sua interação com as pessoas quando está em casa e a maneira em que você enfrenta os desafios do dia-a-dia.

Tipos de bruxismo

São dois tipos de bruxismo existentes, o bruxismo diurno e o bruxismo noturno (que está ligado principalmente a um distúrbio de sono). Além disso, encontramos duas classificações de bruxismo: o bruxismo cêntrico e o bruxismo excêntrico. 

O bruxismo cêntrico acontece quando o paciente sente apenas o apertar dos dentes. Quando ocorrem movimentos da mandíbula que fazem ranger os dentes, a desordem é chamada  de bruxismo excêntrico.

Quais são os sintomas do bruxismo?

O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastadas. Existem muitos sinais e sintomas que podem ajudar a diagnosticar a presença de bruxismo, como: 

  • Dor de cabeça, desde cefaleias e enxaquecas, passando por uma eventual sensação de pressão na testa ou na nuca;

  • Sintomas de dor ao nível da articulação temporomandibular que podem incluir dor, estalidos (barulhos), ressaltos ou até luxação ou subluxação da mesma;

  • Dor, barulhos ou zumbidos nos ouvidos e, por vezes, a sensação de ouvido tapado, podendo haver mesmo diminuição da audição;

  • Tonturas, vertigens, enjoos ou vômitos.

Será que o Bruxismo tem cura?

O bruxismo é uma doença que pode e deve ser submetida a tratamento a fim de se evitarem vários problemas graves. O dentista pode recomendar o uso de placas oclusais para evitar a pressão ou o ranger de dentes durante o sono. Além disso, o especialista pode sugerir formas de reduzir o estresse e, portanto, o nível de bruxismo.  

Se seu caso de bruxismo for mais severo, o especialista pode recomendar o uso de placa oclusal, assim como prescrever medicamentos para que você relaxe e durma melhor.

Procure sempre o seu dentista para que ele possa te indicar o melhor tratamento.

Na Maximus Odontologia Avançada, você encontra um time de especialistas prontos para te ajudar a alcançar uma excelente saúde bucal e sorriso dos sonhos, com todos os cuidados necessários.

Agende a sua avaliação (clique aqui). 

 

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *