Implante Dentário Apita Em Detector De Metal?
Provavelmente, você já pensou se um implante dentário apita em detector de metal. Isso é um questionamento bastante comum das pessoas que passaram por esse procedimento odontológico.
Apesar disso, milhares de pessoas em todo o mundo viajam de avião ou passam pela porta giratória do banco com implantes metálicos todos os dias.
Se você passou pelo processo de implante, seja no joelho, quadril, boca ou outro tipo de implante metálico após uma lesão, ou operação, pode ser estressante passar pela segurança do aeroporto.
Embora possa ser inconveniente acionar os alarmes na segurança do aeroporto ou de uma porta giratória, pode ser útil saber o que fazer nesses momentos e o que esperar for colocado nessa situação.
Afinal, implante dentário apita em detector de metal?
Muitos dos pacientes que chegam a um consultório de odontologia que possuem implante dentário ou que irão colocá-lo se questionam a respeito dessa questão. Porém, a resposta é não, o detector de metal não apitará.
Os implantes dentários são dispositivos muito pequenos e feitos de titânio, o que significa que eles têm uma base metálica biocompatível. É por isso que não há necessidade de se preocupar.
Portanto, não é necessário portar um raio X, um atestado de operação ou de que realize o implante se quiser viajar de avião, ou passar pela porta de uma agência bancária.
O que acontece se meus implantes acionarem os alarmes?
O procedimento padrão é levar qualquer pessoa que acione os alarmes para outra triagem. Isso pode ser feito com um scanner em alguns aeroportos ou uma varredura de corpo inteiro.
Então, se seus implantes de metal tiverem ativado os alarmes, é nesse momento que você provavelmente desejará explicar que os possui por motivos médicos.
No entanto, nesse estágio, você ainda precisará fazer uma segunda triagem, como faria qualquer pessoa que acionasse os alarmes, independentemente da causa.
Atualmente, nem todos os aeroportos possuem scanners de corpo inteiro, mas, se você estiver nesse local, ele poderá detectar qualquer implante ou prótese evitando qualquer outra dor de cabeça.
Conduto, como foi mencionado acima, os implantes dentários são feitos de titânio e raramente ele acionará um detector de metal.
Entenda o que o processo de implante envolve
Os implantes dentários requerem cirurgia oral, e o paciente será sedado enquanto a cirurgia é realizada.
Durante a cirurgia, o dentista fará um pequeno orifício no osso maxilar e parafusará cuidadosamente a base no osso.
A cola é então colocada sobre o implante para que possa curar. Após a cicatrização da base do implante, será realizada uma segunda cirurgia para encaixar o conector na parte superior do implante.
Por fim, a coroa será colocada em cima do conector. A coroa é conectada ao conector com cimento dental especial e um pequeno parafuso.
Cuidando dos seus implantes
Os implantes dentários são feitos de materiais bastante duráveis, mas você ainda deve cuidar deles para garantir sua durabilidade.
- Isso inclui escovar e usar fio dental pelo menos duas vezes por dia para remover as partículas de comida da boca e manter as gengivas saudáveis.
Além disso, é importante que você também agende consultas regulares com seu dentista para ele avaliar a condição das suas gengivas e garantir que o implante dentário permaneça saudável.
Algo relativamente comum em pessoas com implantes dentários são doenças nas gengivas, que surgem porque os indivíduos não cuidam adequadamente do implante.
Portanto, com higiene bucal adequada e cuidados diligentes, seus implantes durarão anos. E não esqueça, ao questionar-se a seu implante dentário apita em detector de metal não esqueça que a chance disso acontecer é pequena