Fabiana | 15 de janeiro de 2021

Você sabe o que é Retração Gengival?

Muitas pessoas sofrem com esse certo incômodo, mas não sabem o que causa e quais são os tratamentos da retração gengival. Continue lendo esse artigo para entender melhor sobre esse assunto.

 O que é a retratação gengival?

 Também conhecida como recessão gengival, a retração consiste na diminuição do tamanho da gengiva e o aumento dos dentes, deixando-o mais exposto, conforme acontece o deslocamento da margem gengival em direção à sua raiz. Ou seja, a parte que geralmente fica escondida pela mucosa bucal passa a fazer parte do sorriso quando acontece a retração gengival, dando a sensação de que o dente aumentou.

 Qual é a causa da retração gengival?

Há diversos fatores que podem ser apontados como a causa da retração, tal como uma escovação muito forte, o envelhecimento ou a ineficiência da higiene oral.  A falta de uma higiene adequada pode gerar uma gengivite, que é quando a gengiva se torna inflamada devido à presença da placa bacteriana. Se a gengivite não for tratada, eventualmente começa a apresentar retração.

 Caso não tenha uma identificação da causa da retração gengival, e a mesma persistir, pode acarretar em outros problemas ainda mais graves para a saúde bucal. A gengiva começa a criar bolsões, devido ao desprendimento do dente, fazendo com que mais placa bacteriana se forme. Com o tempo, esses bolsões se aprofundam, a gengiva continua se retraindo e os dentes começar a ficar soltos.

Tratamento da retração gengival

 O primeiro passo é consultar um dentista especializado, que vai analisar e te indicar o tratamento ideal. O tratamento vai depender a situação e da gravidade do seu problema.

 Veja algumas dicas para evitar a retração gengival:

 – Manter a saúde bucal em dia: Entenda que cuidados simples são essenciais para manter a saúde bucal, então escove bem os dentes e use sempre o fio dental.

 – Rotina de consultas com seu dentista: Esse ponto é importante para que o especialista veja e explique como está a sua saúde bucal. Assim, diminui o risco de precisar ir com urgência tratar algum problema que poderia ser evitado.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *