Lente De Contato Ou Clareamento? Veja Aqui A Melhor Opção Para Você
A odontologia estética é um método de higiene bucal profissional que se concentra em melhorar a aparência da boca, dentes e sorriso. Uma dúvida comum quando se trata desses casos é: Lente de contato ou clareamento?
Embora os procedimentos de odontologia estética sejam geralmente eletivos, e não essenciais, eles podem ajudar a aumentar a autoestima e elevar a qualidade de vida.
Cada tratamento possui sua própria indicação e particularidade e é isso que será abordado ao longo deste artigo.
Quais são as indicações pela qual fazer este tratamento – Lentes de contato
Lentes de contato dentárias são as últimas descobertas em odontologia estética; o dentista adicionará uma camada muito fina, que se parece com lentes de contato, na superfície dos dentes para fornecer o resultado desejado. Elas são indicadas para:
- Reparar dentes tortos, irregulares e desgastados
- Cobrir manchas permanentes que não podem ser melhoradas com o clareamento dos dentes
- Cobrir descolorações causadas por antibióticos
- Fortalecer os dentes com uma camada de porcelana
- Branquear os dentes
- Como alternativa ao tratamento ortodôntico, em alguns casos
- Mudar a cor, a forma, o tamanho ou o comprimento dos dentes para obter uma aparência e estética mais agradável
De forma geral, com lente de contato ou clareamento o principal objetivo é obter um sorriso bonito, mas essa fina camada pode fazer uma mudança mais intensa no sorriso e é uma tecnologia avançada, que demanda apenas pequenos desgastes e não exige a sedação do paciente.
Por que escolher lente de contato dental ao invés do clareamento
A escolha entre lente de contato ou clareamento está intimamente relacionada a cada paciente e apenas após uma avaliação presencial e abrangente é possível indicar qual a melhor alternativa para cada paciente.
No entanto, de maneira geral pode-se dizer que a escolha da lente de contato é preferível ao clareamento quando há outras insatisfações além da tonalidade.
Por exemplo, pacientes que querem corrigir posicionamento, espaçamento, tamanho e formato dos dentes e ao mesmo tempo desejam realizar o branqueamento não serão capazes de alcançar o que desejam apenas com o clareamento.
Por outro lado, com as lentes talvez isso seria possível em um mesmo tratamento. Outros fatores como tratamento de canal ou resinas muito extensas podem inviabilizar a utilização do clareamento e alcançar melhores resultados com as lentes.
Qual o tempo de duração das lentes de contato em vista do clareamento
Um quesito importante para escolher entre Lente de contato ou clareamento é a duração.
O clareamento tradicional tem resultados com duração variável de um a três anos, pois além da qualidade do material utilizado, isto é algo intimamente relacionado aos cuidados e hábitos de cada paciente.
Após esse período pode ser necessário o retoque no tom dos dentes, mas é uma aplicação mais rápida do gel clareador.
No caso das lentes de contato não é preciso se preocupar com a alteração de tom na cerâmica aplicada, pois elas são altamente resistentes e podem manter a cor original por mais tempo, até décadas, especialmente se o paciente garantir os cuidados adequados.
No entanto, eventualmente o paciente pode necessitar de um clareamento nos dentes naturais, já que estes tendem a amarelar naturalmente com o tempo e podem causar contrastes pouco desejáveis com as lentes. Com o uso das lentes esse processo tende a ser muito mais lento, mas ainda assim pode ocorrer.
Este clareamento deve ser realizado em consultório e garante a proteção adequada do material das lentes, evitando danos à superfície.
Para determinar qual o tratamento mais adequado, lente de contato ou clareamento, o ideal é contar com a orientação de um profissional especializado. A clínica Maximus garante atendimento de qualidade com toda atenção que os pacientes merecem.